Amado Blog

O que é e qual a origem da ESTRELA MICHELIN?

Quem já assistiu filmes, séries e outros programas culinários pode ter ouvido falar da estrela Michelin, uma classificação mundial que determina a qualidade de um restaurante. Essa escala de qualidade é dividida em três níveis e cada estrela confere mais prestígio ao estabelecimento.

A estrela Michelin é uma avaliação que atesta a qualidade dos restaurantes. Ela surge com a criação de outro item famoso, o Guia Michelin. Elaborado nos anos 1900 pelos irmãos André Michelin e Edouard Michelin, a primeira edição do material tinha como objetivo ajudar motoristas em viagens, inclusive, com dicas de onde comer. 

E, se está pensando em pneus, saiba que acertou! O manual foi criado pelos empresários para fomentar os passeios e a compra de pneus da Compagnie Générale des Établissements Michelin. Muito espertos, né?

Porém, com o tempo, a notoriedade do guia cresceu e ele se tornou uma publicação que classificava os melhores restaurantes e hotéis do mundo. Inicialmente, os estabelecimentos recebiam apenas uma estrela, mas, em 1936, foi instituído o ranking de zero a três.

A estrela Michelin possui um “ranking” que varia de zero a três. As notas são atribuídas por inspetores do guia, que, anonimamente, visitam e apreciam a culinária desenvolvida em restaurantes por todo o mundo. 

Isso é feito para que a experiência deles não seja diferente da que um cliente comum teria. Se a visita merecer destaque, pode ser avaliada de zero a três, sendo que:

  • uma estrela indica que o estabelecimento é requintado e que vale a visita;
  • duas estrelas revelam que o restaurante é excelente, que os produtos são valorizados pelo chef responsável, resultando em pratos surpreendentes;
  • três estrelas significam que o local é excepcional, entregando aos visitantes produtos incríveis, composições equilibradas e pratos verdadeiramente perfeitos.

A “notas” são estabelecidas levando em conta cinco critérios de avaliação, reconhecidos publicamente:

  1. a qualidade dos produtos;
  2. o domínio do sabor e técnicas culinárias;
  3. a personalidade do chef na sua cozinha;
  4. a relação entre qualidade e preço;
  5. e a consistência entre as visitas.

E aí, quantas Estrelas Michelin a Amados ganharia na sua opinião?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email