Quem já assistiu filmes, séries e outros programas culinários pode ter ouvido falar da estrela Michelin, uma classificação mundial que determina a qualidade de um restaurante. Essa escala de qualidade é dividida em três níveis e cada estrela confere mais prestígio ao estabelecimento.
A estrela Michelin é uma avaliação que atesta a qualidade dos restaurantes. Ela surge com a criação de outro item famoso, o Guia Michelin. Elaborado nos anos 1900 pelos irmãos André Michelin e Edouard Michelin, a primeira edição do material tinha como objetivo ajudar motoristas em viagens, inclusive, com dicas de onde comer.
E, se está pensando em pneus, saiba que acertou! O manual foi criado pelos empresários para fomentar os passeios e a compra de pneus da Compagnie Générale des Établissements Michelin. Muito espertos, né?
Porém, com o tempo, a notoriedade do guia cresceu e ele se tornou uma publicação que classificava os melhores restaurantes e hotéis do mundo. Inicialmente, os estabelecimentos recebiam apenas uma estrela, mas, em 1936, foi instituído o ranking de zero a três.
A estrela Michelin possui um “ranking” que varia de zero a três. As notas são atribuídas por inspetores do guia, que, anonimamente, visitam e apreciam a culinária desenvolvida em restaurantes por todo o mundo.
Isso é feito para que a experiência deles não seja diferente da que um cliente comum teria. Se a visita merecer destaque, pode ser avaliada de zero a três, sendo que:
- uma estrela indica que o estabelecimento é requintado e que vale a visita;
- duas estrelas revelam que o restaurante é excelente, que os produtos são valorizados pelo chef responsável, resultando em pratos surpreendentes;
- três estrelas significam que o local é excepcional, entregando aos visitantes produtos incríveis, composições equilibradas e pratos verdadeiramente perfeitos.
A “notas” são estabelecidas levando em conta cinco critérios de avaliação, reconhecidos publicamente:
- a qualidade dos produtos;
- o domínio do sabor e técnicas culinárias;
- a personalidade do chef na sua cozinha;
- a relação entre qualidade e preço;
- e a consistência entre as visitas.
E aí, quantas Estrelas Michelin a Amados ganharia na sua opinião?