Bateu um calor? Que tal tomar um milkshake? Em alguns momentos pode ser uma bebida normal, em outros, a própria sobremesa. Do inglês milk (leite) e shake (batido), a receita consiste em uma mistura de leite, sorvete e calda saborizada. Se você está lendo isso, com certeza já imaginou um copo gelado em suas mãos. Afinal, da criança ao adulto, o milkshake faz parte daquele momento doce que pode ser curtido sozinho ou com os amigos.
Tantas memórias boas com o milkshake, não é? Mas você sabia que ele começou como uma bebida alcoólica? É que os primeiros relatos são de 1885, nos Estados Unidos, quando ele costumava ser uma mistura de whisky, leite e chocolate, e era servido como um tônico. Nas décadas seguintes, após 1900, é que a mistura começou a mudar para uma junção de leite e xarope de chocolate, morango ou baunilha. Porém, a consistência não era a mesma que conhecemos hoje em dia. Isso só chegou depois da invenção do liquidificador elétrico, que permitiu que o sorvete fosse incorporado à receita a partir da década de 1930.
Décadas após a origem do milk shake, mais especificamente durante a década de 1950, houve um grande aumento nas lanchonetes de fast-food ao longo dos Estados Unidos e do mundo, esse grande aumento de lanchonetes fez com que o milk shake se tornasse bastante famoso indo para diversos países como a Inglaterra, Austrália e é claro o Brasil.
Uma curiosidade importante é que, na década de 50, muitas empresas do ramo alimentício passaram a produzir uma mistura em pó de milk shake, na qual a mistura era preparada sendo batida com gelo. Essa mistura servia com intuito das pessoas fazerem milk shake de forma fácil e simples em casa, as misturas em pó chegaram a ser usadas por lanchonetes, como a própria franquia do McDonald ‘s, por exemplo. Com o passar do tempo a mistura em pó parou de ser usada e o milk shake voltou a ser feito com seus clássicos ingredientes, o sorvete e o leite batidos no liquidificador.
Outra curiosidade, é que graças a origem do milk shake que o inventor Joseph Friedman, criou o canudo dobrável, pois sua filha não conseguia alcançar o canudo da bebida por causa do seu tamanho.
E aí, ficou com vontade de um milk shake depois de ler essa história? Aproveita para experimentar um dos nossos ainda hoje!