Amado Blog

A ORIGEM DO CARAMELO

A história do surgimento da bala é um pouco incerto, mas há indícios que o doce começou a ser consumido na Europa após a Idade Média. Nessa época a “iguaria” era degustada apenas pela nobreza, já que o açúcar, ingrediente principal para o confeito do doce, era pouco comercializado.
 
Por volta do século XVII, com a maior comercialização do principal ingrediente, o doce passou a ser confeccionado e vendido por freiras e donas de casa. Inicialmente, as balas eram feitas apenas de açúcar, que era cozinhado até chegar ao ponto conhecido como “ponto de vidro”. Já os caramelos tinham o ponto de cozimento diferente, conhecido como “puxa-puxa”.
 
Mas, foi em 1800, nos Estados Unidos, que a receita simples do doce ganhou mais um ingrediente, o leite, e passou a ser produzido em mais de 400 fábricas no país norte americano.
 
E, para quem sempre achou que a famosa fábrica de chocolate Hershey’s começou produzindo chocolates, se enganou. O primeiro negócio do fundador da empresa, Milton Hershey, foi a confecção e comercialização de balas de caramelo. Isso aconteceu em 1876, e, na época se chamava Crystal A Caramels. Dez anos depois, o pequeno negócio se tornou a Lancaster Caramel Company. Hershey, que pesquisava suas receitas em livros regionais de culinária, só aprendeu a fazer chocolate porque queria revestir seus caramelos com outro tipo de doce.
 
Alguns anos depois outras companhias também entraram no mercado, como a americana Goetze’s Candy Company, fundada em 1895.
 
Hoje em dia, milhares de marcas produzem o doce e, além da versão clássica ele pode ser encontrado em calda, pó, sorvete, recheios de bolo, coberturas de pipocas, tortas e pudins.

E por aqui nós também somos fãs desse sabor! Temos café, café gelado e também um sabor especial agora no mês de Novembro: Cookie de Caramelo com Flor de Sal. Deu água na boca, não deu?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email